Bruxismo
Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono. Acontece de modo involuntário, ou seja, sem que a pessoa queira. Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas.
Ranger ou apertar os dentes inconscientemente enquanto dorme pode ser sinal de bruxismo. Há quem manifeste a desordem funcional até mesmo durante o dia e, nessas situações, o problema recebe o nome de briquismo. No primeiro caso, a pessoa só terá consciência da disfunção se for avisada por alguém que a viu dormindo ou se começar a sentir os principais sintomas do bruxismo.
Na lista dos mais comuns estão:
Dor de cabeça;
Dor na mandíbula, pescoço e músculos da face;
Desgaste e sensibilidade nos dentes;
Dor e zumbido no ouvido;
Estalos ao abrir e fechar a boca;
Alterações do sono;
Dentes moles;
Em estágios mais avançados, pode causar problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).
Tratamentos para o bruxismo
Se você manifestar alguns dos sintomas listados anteriormente, não deixe de procurar ajuda profissional. Vá, o quanto antes, ao dentista para que ele possa avaliar se você tem ou não o bruxismo. Caso a disfunção seja diagnosticada, será preciso adotar alguns hábitos em sua rotina. O principal deles é o uso das placas interoclusais durante o sono. Elas vão impedir que os dentes entrem em atrito, evitando o desgaste.
O que acontece se não tratar o bruxismo?
Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer tratamento de canal nos dentes afetados ou ainda tratar de distúrbios na articulação de ossos da face, como maxilar, mandíbula e têmporas.
Consulte um especialista, como a Dra. Natália Camargo – que atende em São Bernardo, no Baeta Neves e faça um diagnóstico e tratamento precisos.